Em Espanha, um PP partido, desgraçado, sem rumo, está à frente nas sondagens, logo com um candidato mal amado pelos socialistas europeus (presente no seu 'Index'). No Reio Unido, os Independentistas deverão ficar à frente de Gordon Brown (e atrás de Cameron). Na Holanda, e isto é certo, a extrema-direita de Geert Wilders ficou em segundo. Ou seja, por toda a Europa perde aquele que está no poder. Tendem, os eleitores, a penalisar os governos, muitas vezes experimentado partidos nos quais, noutras ocasiões, não votariam. Assim poderia acontecer também em Portugal, mas Portugal é Portugal, um país do sul da Europa, tendencialmente mais comodista.
Assim, será a previsível queda do CDS a resolver todo o resultado. O PP, cujo fraco resultado ainda assim conseguirá meter Nuno Melo, levará a que o 2º deputado seja disputado por outros dois partidos.
Leia-se, pelo método de Hondt se X nº de votos dá para um mandato, todos os outros votos conseguidos mas menos do que 2X são desperdiçados. Ora, outros partidos terão valores que completem esses 2X, metendo um deputado que 'deveria pertencer' (como quem diz!) ao CDS. Estes partidos são, previsivelmente, um o PSD, o outro o Bloco de Esquerda.
Assim, o Deputado centrista 'perdido' ou irá para o PSD ou para o Bloco. Ou o Bloco mete 2 ou o PSD mete 9. (Já o PS, ande por onde andar, meterá sempre 8). Claro está que a minha preferência vai para os 9 do PSD (até porque a nível europeu o Bloco, a meu ver, não deveria meter um único deputado, pois Portas foi um dos piores eurodeputados de todos, tendo apresentado um único relatório (!) em cinco anos, entre outras coisas lindas, como a quantidade inacreditável de faltas que deu. Claro está que há piores, nomeadamente o Francisco Assis ou o Sérgio Sousa Pinto, mas não são recandidatos, nem se andam a promover e 'ah, e tal, É a Hora!')
Metido o 9º Deputado (uma adenda: o nº9 da lista do PSD é Joaquim Biancard, que a ser eleito será o único jovem português da legislatura - isto é, com menos de 30 anos - sim, rapazes, a Marisa Matias do Bloco já tem 33) fácil é concluir que a eleição será ganha pelo PSD. É certo que as sondagens valem o que valem. Mas tanto neste blogue (na sondagem feita), como noutros, como no sentimento social, será muito difícil valerem as sondagens o que valem. Socialmente, ninguém se acredita que o PS ganhará. Mas também é preciso não esquecer que muita gente prefere negar a sua preferência socialista, embora o voto esteja certo.
Enfim, é este o meu palpite: PSD, PS, PCP, BE, CDS-PP, MEP e por aí fora.
Alae Jacta Est!
(P.S.: uma última nota para dizer o óbvio: a campanha socialista foi rasteira, ignóbil, nojenta, má. E mais não digo.)
Sem comentários:
Enviar um comentário