sábado, 22 de novembro de 2008

O lado selvagem



É uma história verídica de coragem, resistência, em busca da felicidade e da liberdade.
Que jovem absolutamente fascinante, corajoso, extremamente inteligente, um visionário.
Christopher McCandless procurou essa felicidade e essa liberdade na natureza mas foi essa mesma natureza que se mostrou impiedosa com ele.
O que mais posso dizer, claro que o livro é mais rico em detalhes,mas o filme apesar de como sempre nunca supera o livro torna tudo mais palpável. . Um rapaz que sempre teve tudo,farto de uma existência hipócrita e materialista, que após acabar a sua licenciatura com distinção, abandona tudo e doa todo o seu dinheiro para fazer a sua tão esperada e última viagem. Mostra-nos o repúdio de um jovem sonhador pelo dinheiro, pela civilização que o sufoca.. faltava-lhe a liberdade, um som do vento, a harmonia com a natureza, as pequenas coisas da vida... Apesar de ser um pouco utópico e de levar a sua leitura e os seus ideais muito a letra, não o consigo criticar como muitos fizeram ao saber da sua história, chamando-o de imaturo que não passava de um menino mimado, que foi tão estúpido ao ponto de ser engolido pela sua própria ilusão... Claro que podemos argumentar que se não fosse tão teimoso poderia contar ele próprio a sua fantástica aventura, os sítios por onde passou, as pessoas que conheceu, mas no fundo ele realizou o que muitos de nós, apesar de o fazer muito radicalmente, queria fazer um dia, viver simplesmente livre. Toda esta história levou-me a estados de espírito controversos, que me fez pensar na minha vida, na forma como a estou a viver, na sociedade que fazemos parte.. Com uma interpretação brilhante do actor Emile Hirsh, que soube dar a emoção perfeita a sua personagem, umas imagens de cortar a respiração, uma banda sonora fantástica da responsabilidade de Eddie Vedder, o vocalista dos Pearl Jam, é um livro que aconselho, para ser logo de seguida completado com o visionamento do filme.
No trágico desfecho, Chis, chega a dolorosa conclusão, que " A felicidade só é real quando partilhada" todavia, já era tarde.

Deixo-vos com uma frase do livro e uma imagem do protagonista real desta história, na sua aventura pelo Alasca:



"Antes do Amor, do dinheiro, da fé, da fama, da lealdade...dá-me a verdade"

P.S: obrigado pelo livro Catarina

6 comentários:

cat salvaterra disse...

Trás na segunda feira para eu ler...

FNL disse...

E se eu disser que chorei copiosamente ao ver o filme?

;)

cat salvaterra disse...

Tenho mesmo de ler esse livro...

FNL disse...

Não foi o livro (que também o li). Foi o filme: o filme sim é magnífico. Se quiseres empresto-te que o tenho cá em casa.

cat salvaterra disse...

ok, mas deixa-me primeiro ler o livro!

Bárbara Azevedo disse...

sim realmente o filme é fantástico... tb quase chorei... lol

tem uma qualidade de imagem e uma banda sonora indescritível...

Podemos dizer k um complementa o outro.