sexta-feira, 27 de junho de 2008

Algumas das melhores gaffes do Presidente norte-americano George W. Bush

-"Os inimigos da América nunca deixam de pensar em formas de atacar o país. E a Administração Bush também não.": se fosse aos Americanos tinha cuidado...

-Mandela está morto, porque Saddam hussein matou todos os Mandelas": para justificar a política norte-americana no Iraque.

-"A ideia de que os Estados Unidos se estão a preparar para atacar o Irão é simplesmente ridícula. E tendo dito isto, as opções estão sobre a mesa": ele sabe mesmo o que quer...

-Ao receber a Rainha Isabel II na Casa Branca que a rainha já jantou com dezenas de presidentes norte-americanos e até comemorou o bicentenário do país em 1776:

O presidente dos Estados Unidos da América (EUA) emendou logo para 1976, mas não conseguiu evitar a gargalhada geral de cerca de 7 mil convidados.

-Durante uma cimeira da APEC que tem lugar em Sidney:

Na Austrália, onde, segundo um texto publicado pela agência Associated Press, George W. Bush terá tido «um dia muito mau», confundindo a própria Austrália com a Áustria.

O lapso ocorreu em pleno edifício da ópera de Sidney, onde Bush discursava no âmbito da cimeira do Fórum de Cooperação Económica (APEC). O líder norte-americano começou mesmo por confundir a sigla: «Senhor primeiro-ministro, obrigado pela sua apresentação», disse, referindo-se a John Howard e prosseguindo, «obrigado por ser um anfitrião de tão excelente cimeira da OPEP». O deslize provocou gargalhadas na assistência e Bush reagiu: «Perdão, APEC. Convidem-me para a próxima conferência da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo», gracejou ao seu jeito.

Talvez abalado por este erro, um pouco depois Bush recordou a visita de Howard às tropas «austríacas» no Iraque. Na realidade, o primeiro-ministro australiano esteve no Iraque para contactar com os mais de 1500 soldados australianos, mas este aspecto não foi corrigido pelo americano.

-Bush com o Papa. Primeiro, chamou-o por «Sir». Depois, por «Eminência». Só à terceira, por «Santidade»: devia ir aprender a lição antes de aparecer em público..

Sem comentários: