segunda-feira, 27 de abril de 2009

As coisas que ele (o Zé) sabe!

"...é um telejornal travestido!" , José Socrates na sua última entrevista à RTP.



Traveca ou não, só o Moniz sabe. Mas cá p'ra mim, cá p'ra mim há dúvida razoável...

6 comentários:

FNL disse...

Ui! Que grande defesa do Grande Líder!

PT Lyon disse...

bom post, gostei sim Sr.

É realmente difícil de ver, mas o PM deve andar com melhores fontes de informação que eu, por isso...

cat salvaterra disse...

Sem comentários, é um momento televisivo a que se pode chamar tudo, menos informação.
A Manela não consegue transmitir uma notícia sem dar a sua própria opinião, sem a comentar com aquele humor dirigido, ou sem difamar alguém, por isso já nem vale a pena ligar a tv na tvi...
É pena é que quando passa uma notícia na rtp a favor do governo toda a gente comenta que a televisão pública está instrumentalizada, mas quando é um canal privado a sistematicamente caluniar o PM ninguém repara nas suas motivações.

FNL disse...

Para que não se diga que eu tomo partido da referida senhora e que sou mais um que ataca cobardemente o Primeiro-Ministro, repito aqui o que escrevi aí há uns meses, logo no princípio do ano (e aproveito para realçar o silêncio ensurdecedor que se leu por estas bandas nessa altura):

"Sócrates aparece no meio da história do Freeport, mal contada como todas as que o envolvem, mas nada há (por enquanto e que se saiba) que o prove como culpado. Houve dinheiro desviado supostamente para um ministro português? Houve. (...) Mas não se sabe se o dinheiro que era para um ministro chegou efectivamente para esse ministro. Se o intermediário pediu dinheiro que o ministro supostamente exigiu, pode muito bem não ter havido nenhuma exigência, tendo o intermediário ficado com tudo (quantos casos não são conhecidos assim)."

(aqui)

FNL disse...

Agora, a verdade é que Moura Guedes apresenta notícias, factos. Pode fazê-lo num estilo odioso contra o PM? Claro (embora não devesse), mas só quem não se lembra do ódio visceral com que ela conduz as entrevistas a algum membro do CDS/PP é que pode dizer que é só com o PM.

Moura Guedes sempre foi assim, sempre será. Boceja, graceja, ri-se na cara dos entrevistados, comenta com um olhar rígido as reportagens, no sentido de denegrir o que se viu e (e aqui é que é o ponto) tem lançado semanalmente um conjunto de notícias que poderiam ter saído todas no mesmo dia. Explico: porque razão num dia se ouve o senhor Smith a chamar corrupto a Sócrates e na semana seguinte se vêm as imagens? Não teriam logo o vídeo? Provavelmente teriam. E provavelmente só fizeram isso para dourar a pílula.

Agora, respondendo à Catarina, há duas diferenças entre a TVI de Moura Guedes e a RTP do Governo: primeiro a Estação Pública passa propaganda diária (com os famosos Momentos-Chávez), enquanto a TVI de Moura Guedes é só à sexta-feira (se levarmos em conta que de facto é como dizes); depois, um pormenor que convém não esquecer, a RTP é do Estado, de todos nós, não é para estar ao serviço de um partido político.

Até porque, pergunto, quais seriam as motivações da TVI, uma estação assumidamente socialista?
E porque se prefere atacar a jornalista e o jornal ao invés de negar as notícias, responder às dúvidas?
Mas isto iliba o comportamento de Moura Guedes? Não, mas são assim as regras do jogo, manda quem pode, obedece quem deve.
Ou, utilizando outra frase do Sr. António de Oliveira, outra frase mais apropriada para este caso, em política o que parece é.

(este texto é repetido do publicado na página principal)

Gui von Cupper disse...

mas alguem sabe o que significa canal independente!E o que dá a habituação a ver os canais do estado onde o governo e constantemente descupabilizado incompreensivelmente! algum dos factos foi desmentido...Não me parece