quinta-feira, 7 de maio de 2009

Espaço novos autores:

Já que etamos em época de feira do livro, cá está, texto de um, as I hope, futuro blogger a juntar em breve a esta trupe blogoesférica
“FreePortugal”
Antes de mais, quero partilhar uma coisa convosco. Sou português! É verdade! Depois de cerca de cinco anos de fatigantes de idas ao SEF (Serviços de Estrangeiros e Fronteiras), de horas intermináveis de espera, de muito dinheiro gasto em burocracias, insistência e de muita paciência, finalmente naturalizei-me! É incrível como este vosso país, que agora também é meu, fecha a porta a pessoas de bem, tipos como eu, por exemplo..lol. O certo é que elas se abriram. Mas a que custo? Nem fazem ideia. O que mais me espanta é que existem certas situações às quais este vosso país, melhor, nosso país, tem prazer e orgulho em deixar as portas abertas. Aliás, deixa-as “escancaradas” e gaba-se disso. Querem ver? Sócrates.Não, não é esse. É o outro. Aquele senhor que se diz engenheiro não sei bem do quê, que autorizou a construção de um centro comercial numa zona protegida, quando ministro do ambiente, por DINHEIRO. Isso mesmo, dinheiro, nada mais. Ele diz que é calúnia. Eu chamo a isso CORRUPÇÃO. Qual ambiente, qual interesse nacional? E o pior é que a coisa foi “abafada”.Como, perguntam vocês. Simples: atribuem-se uma promoções aqui, aumentos de salários ali, pressionam-se uns quantos magistrados.E eu que pensava que os órgaos de suberania eram independentes! E o que é que o nosso país fez? Abriu as portas ao “engenhoso engenheiro”. Ele é agora o nosso Primeiro Ministro. É o mesmo que estar a dar-lhe os parabéns pela malandragem que fez. Agora já sabem que, para se ser promovido neste país, têm de ser bandido. “Porreiro pra, quem, pá?

Outra situação – o caso Madie. Aqui não passamos de meros espectadores. Ficámos impávidos e serenos a ver os ingleses trabalharem. Os tipos mandaram e desmandaram como puderam e foram-se embora. Em relação aos “camones” sempre foi assim. E ainda nos gabámos de ter uma boa relação com eles quando nos tratam como se fossemos uma país do terceiro mundo. Só não o assumem publicamente porque somos europeus. Ainda não sei em que acreditar, se na (in)justiça deles ou se (in)competência das nossas autoridades juduciárias.

Uma última situação: a passagem, na Base Das Lages, da aeronave da CIA que transportava prisioneiros para o Guantánamo. Sabem o que é Guantánomo? Guantánamo é o sinónimo de violação dos Direitos do Homem. Isto é grave! Ainda que há gente com cabeça para pôr termo àquele buraco imundo, onde a dignidade humana era constantemente posta em causa. Thank you, Obama!

É este o Portugal que temos. Uma autêntica República das Bananas, onde o que impera é a lei do mais forte.

Às vezes dou comigo a pensar...”no que é que eu me fui meter?” Mas depois também penso que tenho muito orgulho em ser português. Isto não é assim tão mau como parece. Também há coisas boas. “shit”! Afinal não há. Só agora é que dei conta de que o FCP vai ser campeão outra vez!
Andiciley Antunes

7 comentários:

cat salvaterra disse...

Bem vindo à pátria lusa, meu querido amigo, e ao nosso humilde blog!
Mas tenho já de começar a discordar (é algo que por aqui acontece muito, verás), então um jurista a fazer julgamento antecipado da inocência ou não de uma pessoa, antes de os orgãos competentes para tal, os tribunais, se pronunciarem? Já pareces a Manela, à sexa feira a falar do PM! E estás a ser algo contraditório: então ficas feliz pelo FCP voltar a ser campeão? Pois olha que dizem, más linguas de certeza, que a corrupção também frequenta assiduamente aqueles lados do Estádio do Dragão(ou direm do ladrão).
Por isso, não sejas precipitado...

PT Lyon disse...

Não tem de se esperar um tempo, depois da naturalização, para dizer mal do Sócrates? Ai não? Humm, quando ele souber, há-de mudar a lei :P

Cheira-me que o PSD anda a ir caçar votos no estrangeiro eh eh.

PS (copiado dum sítio que eu cá sei): As frases anteriores são apenas de humor e devem ser consideradas apenas como isso. Se estais mal disposto enquanto as leres, tomai uma Água das Perdas e respondek depois.

Bárbara Azevedo disse...

gosto especialmente da última frase, soa mesmo bem.

Ciley disse...

Catariana! Obrigado por tão calorosa recepção! Estou a ver que não entenderam a última frase. Não quero dizer que o facto de o FCP vir a ser novamente campeão nacional é uma coisa boa. Antes pelo contrário. Leiam bem a frase!
Caro PT Lyon! toda a gente é livre de dizer o que pensa, até os estrangeiros, vê la tu! Segundo ouvi dizer, não sei se é verdade ou não, eles também contribuem para o desenvolvimento (ou não) deste país, portanto, podem dizer o lhes vai na alma. E não, não tenho, nem quero ter nada a ver com o PSD e duvido muito que eles consigam algum voto dos imigrantes, como queres dar a entender. MAs fico contente por teres comentado o texto. Pra ti, um grande bem haja!

Ciley disse...

Faltas tu, Catarina! Bem, a diferença entre eu e a Manela, é que ela tem de apresentar um telejornal, dar informações e não opiniões, a meu ver tendenciosas! A nossa função aqui não é essa! Aliás é esse um dos objectivos do blog, se não o principal - podermos falar de tudo. Quanto ao Sócrates, custa-me, mas és capaz de ter razão lol...mas em relação à Madie....
Olha, gosttei do teu comentário. ´
obrigado :D

Bárbara Azevedo disse...

eu percebi o sentido da tua frase, eu claro está eu é que fico feliz com ela e não tu como é óbvio seu vermelho... :p

ADN disse...

E eu que sempre pensei que o melhor conselho que se podia dar aos jovens portugueses era emigrar xD