Bibi, da Praia de Faro, Hélinho, de Alvor, e Julieta, de Alte, são as três figuras típicas que irão promover na televisão os “Sabores do Algarve”, aquela que é a primeira Semana Gastronómica algarvia com carácter regional.O evento, hoje apresentado, irá decorrer de 6 a 14 de Junho, em 80 restaurantes de barlavento a sotavento (ver lista em anexo).
A organização está a cargo do Turismo do Algarve, em parceria com a Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA), a Confraria dos Enófilos e Gastronómica do Algarve, a Confraria dos Gastrónomos do Algarve, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA) e os 16 Municípios do Algarve.
A aposta num evento desta dimensão acontece “sobretudo, porque não há, neste momento, nenhum festival regional de gastronomia. Há pequenos festivais concelhios e era importante fazer um festival regional”, explica ao Observatório do Algarve Nuno Aires, vice-presidente do Turismo do Algarve.
A escolha da data também não foi um acaso. António Pina, presidente do Turismo do Algarve, adianta que a intenção foi tirar partido do facto de existirem dois feriados nacionais (no dias 10 e 11 de Junho) e esta ser uma altura em que muita gente visita a região, principalmente os lisboetas cujo feriado municipal é celebrado a 13 de Junho.
A iniciativa foi organizada “em tempo recorde”, diz Nuno Aires. “Entre a ideia e a execução demorou mês e meio”, revela.
“As Câmaras, em cada um dos locais, é que identificaram os restaurantes que poderiam participar e passámos de zero no início a 80 restaurantes, que é um número muito interessante para uma primeira edição do festival”, comenta o vice-presidente do Turismo do Algarve.
Segundo António Pina, a selecção dos restaurantes aderentes teve de obedecer a três pontos imprescindíveis: “podiam ter águas sem ser da marca Monchique, mas também tinha de ter a marca Monchique; podiam ter vinhos do resto do país, mas também tinham de ter vinhos do Algarve; e tinham de ter pratos ligados à gastronomia do Algarve”.
Investimento de 74 mil euros em promoção
O “Sabores do Algarve” é divulgado através de uma campanha de promoção nacional que inclui anúncios na imprensa escrita, banners em sites, outdoors e expositores, três spots televisivos de 10 segundos (num total de 102 transmissões) a passar na RTP e spots de 20 segundos (126 difusões) a passar na rádio TSF.
Os spots televisivos foram gravados com habitantes locais, que usam expressões tipicamente algarvias para promover o evento. Bibi, da Praia de Faro, aparece a pescar; Hélinho, de Alvor, anda na apanha da conquilha; e Julieta, de Alte, está a cozinhar Xarém.
Turismo do Algarve prepara guia de vinhos
Uma das próximas iniciativas para promover o Algarve é o lançamento de um guia de vinhos da região.
“Cremos que é um pontapé de saída para a promoção dos vinhos do Algarve. É um guia que tem cerca de 70 vinhos e 16 produtores da região”, revela Nuno Aires ao Observatório do Algarve.
Aquele responsável sublinha que, além de promover a divulgação destes produtos, o objectivo é estabelecer “um encontro entre quem compra, sobretudo os directores dos hotéis e os responsáveis dos restaurantes, e os produtores do Algarve”.
O guia vai também dar um destaque especial às adegas com capacidade para receberem visitantes.
Bem, então é mais ao menos assim (lamento o tempo atrasado e a incompletude do mesmo):
Olha, já picou! Bibi alegra-se porque o peixe mordeu o anzol Tá o samarrote má junto c'areia No ideia. Aproveite os feriados de Junho, e venha ao Algarve prová-los, mó! Bibi convida os portugueses a ir ao pais vizinho para provar as iguarias algarvias, terminando com o habitual 'mó' - isto é, o diminutivo de moço (como 'pá' é o diminutivo de rapaz) Beijinhos, mamã. Bibi manda saudosos cumprimentos à sua amada mãe.
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. Estas conquinhas sabem mesmo a marum! Helinho revela, com gosto, que as conquinhas (isto é, conquilhas, também conhecidas como cadelinhas em Lisboa) sabem mesmo bem (a marum - a mar) - De 6 a 14 de Junho(etc) Helinho faz publicidade idêntica à de Bibi. - Até se babem! Helinho, goloso, diz que quem prova as suas conquilhas gosta tanto que até se baba todo (baba, leia-se, com gosto.)
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Ti'Julieta: - Ó Zeziiiinho! Trás a chouriça para meter no meu xarém. Ti Julieta quer a chouriça do seu Zé para meter (ai, ai, ai, seus maldosos!) no prato que está a preparar, o xarém (também conhecido por papas de milho!)
3 comentários:
“Até se babem” pelos sabores do Algarve
28-05-2009 19:08:00
(Observatório do Algarve)Oitenta restaurantes de todo o Algarve abrem portas para Semana Gastronómica regional. O evento é marcado por spots falados em 'algarvio': “Até se babem!”, dizem eles.
Bibi, da Praia de Faro, Hélinho, de Alvor, e Julieta, de Alte, são as três figuras típicas que irão promover na televisão os “Sabores do Algarve”, aquela que é a primeira Semana Gastronómica algarvia com carácter regional.O evento, hoje apresentado, irá decorrer de 6 a 14 de Junho, em 80 restaurantes de barlavento a sotavento (ver lista em anexo).
A organização está a cargo do Turismo do Algarve, em parceria com a Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA), a Confraria dos Enófilos e Gastronómica do Algarve, a Confraria dos Gastrónomos do Algarve, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA) e os 16 Municípios do Algarve.
A aposta num evento desta dimensão acontece “sobretudo, porque não há, neste momento, nenhum festival regional de gastronomia. Há pequenos festivais concelhios e era importante fazer um festival regional”, explica ao Observatório do Algarve Nuno Aires, vice-presidente do Turismo do Algarve.
A escolha da data também não foi um acaso. António Pina, presidente do Turismo do Algarve, adianta que a intenção foi tirar partido do facto de existirem dois feriados nacionais (no dias 10 e 11 de Junho) e esta ser uma altura em que muita gente visita a região, principalmente os lisboetas cujo feriado municipal é celebrado a 13 de Junho.
A iniciativa foi organizada “em tempo recorde”, diz Nuno Aires. “Entre a ideia e a execução demorou mês e meio”, revela.
“As Câmaras, em cada um dos locais, é que identificaram os restaurantes que poderiam participar e passámos de zero no início a 80 restaurantes, que é um número muito interessante para uma primeira edição do festival”, comenta o vice-presidente do Turismo do Algarve.
Segundo António Pina, a selecção dos restaurantes aderentes teve de obedecer a três pontos imprescindíveis: “podiam ter águas sem ser da marca Monchique, mas também tinha de ter a marca Monchique; podiam ter vinhos do resto do país, mas também tinham de ter vinhos do Algarve; e tinham de ter pratos ligados à gastronomia do Algarve”.
Investimento de 74 mil euros em promoção
O “Sabores do Algarve” é divulgado através de uma campanha de promoção nacional que inclui anúncios na imprensa escrita, banners em sites, outdoors e expositores, três spots televisivos de 10 segundos (num total de 102 transmissões) a passar na RTP e spots de 20 segundos (126 difusões) a passar na rádio TSF.
Os spots televisivos foram gravados com habitantes locais, que usam expressões tipicamente algarvias para promover o evento. Bibi, da Praia de Faro, aparece a pescar; Hélinho, de Alvor, anda na apanha da conquilha; e Julieta, de Alte, está a cozinhar Xarém.
Turismo do Algarve prepara guia de vinhos
Uma das próximas iniciativas para promover o Algarve é o lançamento de um guia de vinhos da região.
“Cremos que é um pontapé de saída para a promoção dos vinhos do Algarve. É um guia que tem cerca de 70 vinhos e 16 produtores da região”, revela Nuno Aires ao Observatório do Algarve.
Aquele responsável sublinha que, além de promover a divulgação destes produtos, o objectivo é estabelecer “um encontro entre quem compra, sobretudo os directores dos hotéis e os responsáveis dos restaurantes, e os produtores do Algarve”.
O guia vai também dar um destaque especial às adegas com capacidade para receberem visitantes.
A pedido de várias famílias farei amanhã a 'decifração'. :p
Bem, então é mais ao menos assim (lamento o tempo atrasado e a incompletude do mesmo):
Olha, já picou!
Bibi alegra-se porque o peixe mordeu o anzol
Tá o samarrote má junto c'areia
No ideia.
Aproveite os feriados de Junho, e venha ao Algarve prová-los, mó!
Bibi convida os portugueses a ir ao pais vizinho para provar as iguarias algarvias, terminando com o habitual 'mó' - isto é, o diminutivo de moço (como 'pá' é o diminutivo de rapaz)
Beijinhos, mamã.
Bibi manda saudosos cumprimentos à sua amada mãe.
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. Estas conquinhas sabem mesmo a marum!
Helinho revela, com gosto, que as conquinhas (isto é, conquilhas, também conhecidas como cadelinhas em Lisboa) sabem mesmo bem (a marum - a mar)
- De 6 a 14 de Junho(etc)
Helinho faz publicidade idêntica à de Bibi.
- Até se babem!
Helinho, goloso, diz que quem prova as suas conquilhas gosta tanto que até se baba todo (baba, leia-se, com gosto.)
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Ti'Julieta:
- Ó Zeziiiinho! Trás a chouriça para meter no meu xarém.
Ti Julieta quer a chouriça do seu Zé para meter (ai, ai, ai, seus maldosos!) no prato que está a preparar, o xarém (também conhecido por papas de milho!)
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