sábado, 23 de maio de 2009

Um dia de triste para todos os nós!

Belenenses desce de divisão.

Há que reflectir sobre o que se passa no futebol português...

4 comentários:

FNL disse...

E reflicto muito bem! O Olhanense subiu! ;)

PT Lyon disse...

Não percebes nada disto Oh Cristiano. :P

O grande objectivo do Belém para esta última fase da época está cumprido: não ter ficado em último.

Se vamos agora falar do porquê de tal desgraça, teria de escrever para aqui um texto enorme onde as palavras-chave seriam Casemiro Mior, brasucas ás paletes, comissões por transferência, irresponsabilidade, e mais brazucas ás paletes.

Mas continuando, sobre a alegada descida de divisão. Para o Belenenses, o campeonato não acaba na última jornada. Só acaba no início da próxima para ai. É certo que os jogadores eram mauzinhos, e o penúltimo lugar foi o melhor que se arranjou. Mas agora entram em acção os verdadeiros craques do Belenenses: O departamento jurídico.

Porque vamos lá a ver uma coisa: Tal como há dois anos onde com a ajuda do cromo do Fiúza, do Gil Vicente, o Belenenses arranjou alguem para ir para a segunda divisão por eles, também este ano há trabalho jurídico a explorar: O Estrela da Amadora salvo erro fez um plantel que conseguiu a manutenção... mas ainda não pagou qualquer salário desde o início do ano (!!), penso eu. O sindicato é que tinha pago 2 salários ou assim. Já o Setúbal também está com dificuldades, mas não tão graves. E estes são apenas os casos que se conhecem...

Portanto é ter os salários em dia, esperar que não haja nenhum milagre da Reboleira, e trabalhar bem na secretaria. Fora de campo, há quem jogue bem nos jornais, revistas, etç... o Belém é na secretaria eh eh
Deixar lá o Rui Jorge dar oportunidades aos "craques" dos juniores (não podem ser piores que 90% dos brazucas contratados...), e começar a preparar uma equipa para a segunda liga:

Isto porque da última vez que prepararam uma equipa "para ir à Europa", não desceram porque o Fiúza os safou. E no ano seguinte, que tinham feito uma equipa para a 2ª, tendo ficado na primeira, ficaram em 5º lugar na Primeira Liga.

PS: Nada contra os brasileiros por serem brasileiros. Mas só esta época o Belenenses foi buscar 15 (ver zerozero.pt)reforços brasileiros, já não contando os que já cá estavam. Isto diz muito...

Cristiano Dias disse...

Caro PTLyon,

O campeonato joga-se no campo e não na secretaria. Os pontos ganham-se no campo e não na secretaria. Ter salários em dia é óptimo, mas os jogos decidem-se no campo e não na secretaria.. O fiúza, o mior e até o zézé camarinha podem ser figuras importantes do futebol português (ou não), mas por favor digo e repito os campeonatos jogam-se no campo e não na secretaria. Os factos são: em poucos anos o Belenenses desce duas vezes de divisão. Depois fica, mas por uma questão administrativa e não por uma questão desportiva...

Posso não perceber nada disto, mas sei fazer as contas e nelas vejo o Beleneses em lugar de descida de divisão...

Lyon disse...

Não sejas tão simplicista.

O Belém nos últimos 11 anos ficou apenas uma vez abaixo da linha de água, e não desceu. Este ano, logo saberemos.

As regras existem, e são para serem cumpridas. Podem ser estúpidas, mas aí têm é de ser mudadas. Claro que podes achas injusto que o Gil tenha descido "apenas" porque violou as regras e regulamentos da Liga. Tal como eu acho injusto o Belenenses no ano passado ter perdido 6 pontos por utilização irregular de um jogador durante uns minutos (irregularidade causada por um erro na documentação vinda da Federação de Futebol Espanhola), quando por CORRUPÇÃO, outros perderam apenas 3 pontos.

Mas são as regras...

Eu falei sem saber do caso do Estrela da Amadora. Sinceramente não faço ideia do que as regras dizem para estes casos. Só digo que um clube que faz uma equipa que sabia não poder pagar, que faz os jogadores passar mal, faltando ás promessas e salários, não está a concorrer limpo com os outros.

Olha o exemplo do Trofense. Vindo da segunda, sabia que a sua equipa teria grandes dficuldade em manter-se. Mas vez o que melhor podia fazer na sua situação. Acabou por descer, é verdade, mas ainda fizeram boa figura contra os grandes, por exemplo.

E se o Trofense em vez de jogar limpo e ter a sua equipezita, tivesse preparado uma equipa com jogadores de maior qualidade, mais experientes, que conseguiriam ficar a meio da tabela, mas que não a pudesse pagar?
Deveria o Trofense manter-se na primeira liga, por ter sido aldrabão e vigarista?

É que isto de ser aldrabão e vigarista, não está apenas no campo da ordem moral...